Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem

 

 De forma introdutória aprenda sobre os princípios básicos da avaliação no processo de ensino-aprendizagem, testar, medir e avaliar além de técnicas e instrumentos.


Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem

40 horas com
Certificação
CURSO GRATUITO

 

De forma clara e introdutória, o Curso de Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem vai apresentar os princípios básicos da avaliação no processo de ensino-aprendizagem e as suas concepções pedagógicas, discutir a distinção entre Testar, Medir e Avaliar; apresentar as funções da avaliação; mostrar as técnicas e instrumentos de avaliação da aprendizagem com exemplos práticos e finalizar discutindo o que a avaliação deve significar para o aluno.

 

Este curso é adequado para qualquer pessoa. Tudo é ensinado por aulas interativas, feitas de forma passo a passo, permitindo que o professor transmita a sua experiência e detalhes específicos do conteúdo. Dessa forma, você poderá realmente aprender sem qualquer dificuldade. O curso é feito inteiramente online e conta com uma série de exemplos e exercícios.

 

Após a aprovação no exame final você receberá o seu CERTIFICADO de conclusão de curso.  Este certificado possui o mesmo valor de um certificado presencial e pode ser utilizado para atividades complementares (extracurriculares), concursos públicos, progressão funcional entre outros.

  

separador

RequisitosTecnicos-40x40

Requisitos Técnicos

7668 64x64 - cursos

Informações e Regras

1353440338 clipboard - 40x40

Prazos e Observações

1322 40x40 - pirataria

Pirataria é Crime!

8366 40x40 - cursos

Cursos Relacionados

5926 56x48 - certificado

Certificado

separador

  

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 

Abaixo você pode conferir todos os assuntos abordados por este curso. 

 

O Conceito de Avaliação da Aprendizagem e as Concepções Pedagógicas

Introdução; Abordagem da concepção pedagógica mais moderna; O ato de ensinar e aprender; A educação renovada; Conceito de avaliação da aprendizagem.

O que é Avaliar: Princípios Básicos

Introdução; A avaliação da aprendizagem; Princípios da avaliação: A avaliação como um processo contínuo e sistemático; A avaliação funcional; A avaliação orientadora; A avaliação integral.

Distinção entre Testar, Medir e Avaliar

Introdução; Diferença entre esses três termos — testar, medir e avaliar?; O termo avaliar; O termo medir; O termo avaliar; Exemplo prático.

Funções da Avaliação

Introdução; Por que e para que o professor precisa determinar o nível de aprendizagem de seus alunos?; Conhecer os alunos; Identificar as dificuldades de aprendizagem; Determinar se os objetivos propostos para o processo ensino-aprendizagem foram ou não atingidos; Promover os alunos; Avaliação Formativa; Avaliação Somativa.

Relação Funcional entre Objetivos e Avaliação

Introdução; A ação educativa é finalística; Relação entre a avaliação e a definição de objetivos; Formulação dos objetivos que vão nortear o processo ensino-aprendizagem; Citações.

Técnicas e Instrumentos de Avaliação da Aprendizagem - Parte I

Introdução; Instrumentos de avaliação; Técnicas básicas; A observação e seu registro; Autoavaliação; Prova Oral; Questões dissertativas.

Técnicas e Instrumentos de Avaliação da Aprendizagem - Parte II

Introdução; Instrumentos de avaliação; Testagem; Tipos de questões objetivas: — de resposta curta; — de lacuna; — de certo-errado; — de acasalamento, correlação ou combinação; — de múltipla escolha.

O que a Avaliação Deve Significar para o Aluno

Introdução; A avaliação é um process; O sentido da avaliação para o aluno; O tempo de resposta ou feedback;

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Newsletter

Dicas, Novidades e Promoções

Separador

Redes Sociais

Compartilhe esta página

 

 

Separador

Certificados

Verificar Autenticidade

  

verificar-certificado
Separador

Como você ficou sabendo dos nossos cursos?

Separador